quarta-feira, 18 de abril de 2012

DINÂMICAS E BRINCADEIRAS




1-Dinâmica do "Rolo de Barbante"



Objetivo: Interagir uns com os outros.


Em círculo os participantes devem se assentar.

O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante.

E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém

(o coordenador estipula antes para que cada um diga uma coisa importante que deve ter

na família quando receber o barbante) então segura uma parte do barbante e joga o rolo

para outra pessoa que agarra o rolo, segura o barbante fala e joga para a próxima.

Ao final torna-se uma rede bem grande.


Refletir: Nós formamos uma rede. A Rede serve também para proteger.

A Família também é uma proteção. Todas as coisas ditas são importantes para nos trazer segurança.


======================================================================



2- Dinâmica: do 1, 2, 3     


Objetivo: Integração

Procedimento:

1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.

2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.

3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.

4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma "reboladinha".


========================================
================================





3 - Dinâmica do 1, 2, seu nome e nome do amigo


Em roda, todos devem manter o ritmo com as mãos da seguinte forma:


Enquanto cantam 1 ,2, 3, 4


No um batem palma


No dois batem palma outra vez


No três batem numa perna


No quatro batem em outra perna.


Treinar algumas vezes com as crianças a sequência.


Em seguida dizer que deverão (começando pelo coordenador) Continuar a cantar, mas na hora do três dizer o seu nome e na hora do quatro dizer o nome do amigo ao lado. (sem perder o ritmo)


========================================================================



4 - Dinâmica do "Auxílio mútuo"


Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida (comunhão)

Material: Pirulito ou bala para cada participante.

Procedimento:

Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito ou bala para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.


O mediador da dinâmica dá a seguinte orientação: sem sair do lugar ou sem dobrar o braço direito , todos devem chupar o pirulito ou bala! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito ou bala para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.


Reflexão: A importância de ajudar uns aos outros


========================================================================





5- Dinâmica: "Urso de pelúcia"

Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida (comunhão)

Material: um urso de pelúcia

Procedimento:

Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar um coisa boa para ele procurando não esquecer o que disse. No final que todos falarem deve-se pedir para repetirem oque disseram ao urso para a pessoa do lado.


========================================================================





6 - Dinâmica: Uma estória muito louca.

Objetivo: Criatividade e integração


Material: Um saco ou caixa cheio de objetivos dos mais diversos.


Procedimento: O coordenador deve pegar um objeto e começar uma história com ele, passa a caixa ou saco para alguém que deve retirar um objeto sem ver, e continuar a história com aquele objeto. A última criança ou ao sinal do coordenador, as crianças devem ir terminando a história.


========================================================================




7 - Dinâmica: da "Sombra"


Objetivo: essa dinâmica está relacionada a percepção psicomotora e a interação inter pessoal e inter disciplinar.

Procedimento: Essa dinâmica é muito descontraída, o grupo desenvolve uma sincronia. Cada um escolhe um companheiro que será a sua sombra, aquele que é a sombra deverá imitar todos os gestos que o amigo fizer, como se fossem o sombra dele. Podemos colocar uma música neste momento para as crianças dançarem ou brincarem.


Após alguns minutinhos, invertemos os papéis.


========================================================================



8 -Dinâmica: "do chega mais"


Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.

Material: Espaço físico amplo, cd, aparelho de som.

Procedimento: Os participantes deverão andar soltos pela sala ou espaço, ouvindo uma música. Haverá uma pessoa comandando, e quando a música parar o coordenador deverá dizer para formarem grupos ou duplas com algo em comum: ex.: cor de roupa, tipo de roupa, algum acessório, idade, quem tem irmãos, mês de nascimento, série de escola, etc... Cada dupla ou grupo deverá dizer o que os uniu.


Depois, volta a música, andam, pára a musica e o coordenador sugere outra coisa:


Terminar com um abraço.


========================================================================




10 - Dinâmica: " técnica do jornal"


Objetivo: Integração e apoio ao próximo

Material: Folhas de jornal.

Procedimento:

Cada pessoa recebe uma folha de jornal, abre e coloca no chão a sua frente.

O facilitador fala: DENTRO "todos pisam no jornal", depois fala: FORA "todos pisam fora do jornal", depois fala: TROCA DE LUGAR "a pessoa pisa no jornal do colega ao lado".

Após algum tempo um dos jornais é retirado e quem sobrar fica junto com um colega sobre o jornal dele. 
E assim sucessivamente vão se tirando os jornais até que não caiba mais todo mundo no mesmo jornal. Pode-se acompanhar com música


========================================================================