quinta-feira, 19 de abril de 2012

BRINCADEIRAS PARA GRUPO


ATIVIDADES PARA BRINCADEIRAS EM EQUIPE


1. O enigma da Ilha

Há uma ilha no centro do salão (a "ilha perdida"). E nela um tesouro! Haverá equipes que devem desvendar charadas, pistas, responder perguntas, qual é o animal? , forcas de palavras não tão complicadas e outras coisas mais... Para alcançarem a "ilha perdida".
A cada resposta certa de uma equipe, esta ganhará um pedaço de uma ponte, que será um grande quebra-cabeça - comprido - da cor da equipe. A equipe que completar a ponte primeiro e pegar o tesouro vence o jogo.
Material: ilha, tesouro, ponte (quebra-cabeça), material no geral para as tarefas, jogos de perguntas, etc.
Obs.: Pode ser feito tbem com barbantes como se fosse cordas a alcançar um alvo. A cada pergunta acertada, a equipe ganha um pedaço de barbante (todos do mesmo tamanho) e amarra na ponta do anterior. Quem chegar com o barbante primeiro no alvo vence.
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2. Corrida das Estátuas

Todas as crianças ficam de um lado do espaço (seja este uma quadra, salão, etc) e um monitor do outro lado, de costas para eles.
O monitor explica que ele realizará uma contagem de 1 a 3 e, neste espaço de tempo, as crianças poderão se mover (correndo) para tentar chegar até o monitor - já que este é o objetivo.
No momento em que ele disser: "três!", as crianças devem parar em estátua, e quem se mover, volta para o início, sem que saia do jogo. Os monitores ficarão fazendo graça e tentando fazer com que as crianças se movam. O monitor realizará várias contagens, caso uma criança não se mova numa contagem, na próxima, continuará correndo de onde estava. O Objetivo é ir chegando até o monitor.

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3.A Caçada

Nos quatro cantos de uma quadra existem quatro tipos de "animais" e ao centro está o caçador, como mostra o esquema:
                             
leão                                                             cobra                                                                      
                            caçador
foca                                                             gato

Um dos jogadores será escolhido para ser o caçador, os outros divididos em quatro grupos de animais, sendo que cada animal tem o seu canto. O caçador permanece ao centro.
Dado o sinal de início, um monitor, gritará o nome de dois bichos e todos representantes desta espécie deverão trocar de lugar. O caçador irá persegui-los e todos que forem pegos terão pontos a menos para sua equipe!
Faremos isso várias vezes, algumas com mais de um caçador, e ao final contaremos os pontos de cada equipe.

Obs.:  Variar nome dos bichos e forma de sair do lugar.

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4. Olho Vivo   (também chamado de Objeto Misterioso)

Jogo de salão, onde as crianças sairão do mesmo, enquanto um monitor esconderá lá dentro um objeto qualquer, como uma pilha (deixando aparecer apenas um pedaço do mesmo). As crianças entram, já sabendo que não é permitido tocar em nada e que ao encontrarem o objeto, devem disfarçar e sentar-se no meio (onde estará o monitor). Quem encontrar o objeto, não deve contar nem demonstrar que achou, até que todos encontrem.


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5. Sincronismo
Em duplas. Os alunos segurarão as extremidades de uma folha de jornal. O professor irá dinamizar as ações a serem cumpridas pelas duplas (correr, saltar, girar, andar num pé só, etc) sem que se rasgue o jornal.