1-Dinâmica do "Rolo de Barbante" Objetivo: Interagir uns com os outros. Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes para que cada um diga uma coisa importante que deve ter na família quando receber o barbante) então segura uma parte do barbante e joga o rolo para outra pessoa que agarra o rolo, segura o barbante fala e joga para a próxima. Ao final torna-se uma rede bem grande. Refletir: Nós formamos uma rede. A Rede serve também para proteger. A Família também é uma proteção. Todas as coisas ditas são importantes para nos trazer segurança. ====================================================================== |
2- Dinâmica: do 1, 2, 3
Objetivo: Integração
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma "reboladinha".
========================================================================
3 - Dinâmica do 1, 2, seu nome e nome do amigo
Em roda, todos devem manter o ritmo com as mãos da seguinte forma:
Enquanto cantam 1 ,2, 3, 4
No um batem palma
No dois batem palma outra vez
No três batem numa perna
No quatro batem em outra perna.
Treinar algumas vezes com as crianças a sequência.
Em seguida dizer que deverão (começando pelo coordenador) Continuar a cantar, mas na hora do três dizer o seu nome e na hora do quatro dizer o nome do amigo ao lado. (sem perder o ritmo)
========================================================================
4 - Dinâmica do "Auxílio mútuo"
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida (comunhão)
Material: Pirulito ou bala para cada participante.
Procedimento:
Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito ou bala para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.
O mediador da dinâmica dá a seguinte orientação: sem sair do lugar ou sem dobrar o braço direito , todos devem chupar o pirulito ou bala! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito ou bala para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.
Reflexão: A importância de ajudar uns aos outros
========================================================================
5- Dinâmica: "Urso de pelúcia"
Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida (comunhão)
Material: um urso de pelúcia
Procedimento:
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar um coisa boa para ele procurando não esquecer o que disse. No final que todos falarem deve-se pedir para repetirem oque disseram ao urso para a pessoa do lado.
========================================================================
6 - Dinâmica: Uma estória muito louca.
Objetivo: Criatividade e integração
Material: Um saco ou caixa cheio de objetivos dos mais diversos.
Procedimento: O coordenador deve pegar um objeto e começar uma história com ele, passa a caixa ou saco para alguém que deve retirar um objeto sem ver, e continuar a história com aquele objeto. A última criança ou ao sinal do coordenador, as crianças devem ir terminando a história.
========================================================================
7 - Dinâmica: da "Sombra"
Objetivo: essa dinâmica está relacionada a percepção psicomotora e a interação inter pessoal e inter disciplinar.
Procedimento: Essa dinâmica é muito descontraída, o grupo desenvolve uma sincronia. Cada um escolhe um companheiro que será a sua sombra, aquele que é a sombra deverá imitar todos os gestos que o amigo fizer, como se fossem o sombra dele. Podemos colocar uma música neste momento para as crianças dançarem ou brincarem.
Após alguns minutinhos, invertemos os papéis.
========================================================================
8 -Dinâmica: "do chega mais"
Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.
Material: Espaço físico amplo, cd, aparelho de som.
Procedimento: Os participantes deverão andar soltos pela sala ou espaço, ouvindo uma música. Haverá uma pessoa comandando, e quando a música parar o coordenador deverá dizer para formarem grupos ou duplas com algo em comum: ex.: cor de roupa, tipo de roupa, algum acessório, idade, quem tem irmãos, mês de nascimento, série de escola, etc... Cada dupla ou grupo deverá dizer o que os uniu.
Depois, volta a música, andam, pára a musica e o coordenador sugere outra coisa:
Terminar com um abraço.
========================================================================
10 - Dinâmica: " técnica do jornal"
Objetivo: Integração e apoio ao próximo
Material: Folhas de jornal.
Procedimento:
Cada pessoa recebe uma folha de jornal, abre e coloca no chão a sua frente.
O facilitador fala: DENTRO "todos pisam no jornal", depois fala: FORA "todos pisam fora do jornal", depois fala: TROCA DE LUGAR "a pessoa pisa no jornal do colega ao lado".
Após algum tempo um dos jornais é retirado e quem sobrar fica junto com um colega sobre o jornal dele.
E assim sucessivamente vão se tirando os jornais até que não caiba mais todo mundo no mesmo jornal. Pode-se acompanhar com música
========================================================================
========================================================================